quinta-feira, 16 de julho de 2015

A força do olhar!

Sempre me interroguei no olhar do discípulo que vê Jesus rezar (cf. Lc 11, 1) é um olhar que eleva um pedido frente a cena contemplada. Por vezes, pedimos pouco, pois não temos mais contemplado as cenas cotidianas da nossa vida. Fazemos tudo do mesmo modo, da mesma forma, apressadamente e acabamos não tendo o tempo de contemplar a beleza única de cada instante da existência. "Olhar e contemplar é próprio das pessoas sábias e apaixonadas pela existência". Toda a Sabedoria dada por Deus deve nos levar a ser um observador de olhares. Olhares que refletem a alegria da vida, que refletem a dor da perda, que refletem a esperança dos sonhos.... O olhar revela as limitações, alegrias, felicidades, dores da existência.
Tenho meditado na força do olhar. Como é bom quando o coração está em sintonia com o olhar. Ele releva o pulsar mais forte e profundo do coração, mas ao mesmo tempo, o olhar busca o que marca definitivamente o profundo do coração.
O olhar não busca a beleza da estética, mas a beleza da história. As mãos de um lavrador, de uma dona de casa, podem não refletir a beleza que o mundo prega, deseja, escraviza para se ter, mas trazem em si, a beleza de uma vida vivida para o outro.
Olhar uma história, olhar cada história de um jeito novo e único. Não ter vergonhar da história, assumir e levar o brilho da história ao olhar. Fazer de cada olhar um ato único da história única que cada ser humano constroem consigo mesmo.
Como é bom, perceber nas minhas limitações e erros, que a beleza nunca desaparece mas me oferece a oportunidade de enxergar diferente. Como é bom, perceber que nos meus pecados e erros, Deus me usa para transformar olhares. Como é bom, saber que tenho muito a ser melhorado, pois isso me ajuda a olhar o outro com misericórdia e respeito.
Quero educar o meu olhar de um jeito novo, na simplicidade, na Verdade, na fraternidade, na amizade verdadeira e sincera. Quero olhar o mundo, as pessoas com um olhar terno, afetuoso e caridoso. Quero meu olhar, tocar o mais profundo das existências.
Pois bem: Eu estou comprando olhares de pessoas apaixonadas por Deus e apaixonadas pela humanidade. Só posso pagar com o olhar da minha história. Quero com você meu amigo dividir os olhares mais profundos da minha história que construo com Deus e sob o seu senhorio. Da minha história que construo contigo. Deixe-se cativar pelo olhar das pessoas que pedem um pouco de você. Aprenda a admirar mais, a escutar mais, a olhar com o coração todas as pessoas e situações da existência.

Eu acredito na força de um olhar!...
 
Escrito pelo Pe. Claudio César Costa
Pároco Imaculada Conceição de Jacareí

Nenhum comentário:

Postar um comentário